Sindusmad tem participação positiva na Norte Show com o Manejo Florestal Sustentável

Publicado em: 24 de Abril de 2024
Fonte: SINDUSMAD

A participação do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso – Sindusmad, na quinta edição da Norte Show, uma das maiores feiras do agronegócio no cenário nacional, teve como objetivo de promover e fortalecer o Manejo Florestal Sustentável e o uso sustentável do material lenhoso na produção de biomassa. Os associados e diretoria que marcaram presença durante os quatro dias de evento fizeram um balanço positivo do evento. Segundo o balanço da organização, passaram pela Norte Show mais de 60 mil visitantes interessados em novas tecnologias, inovações e soluções para o agronegócio. A feira, realizada no Parque de Exposições da Acrinorte, iniciou na última terça-feira e contou com 330 expositores e mais de 30 palestras.

O presidente do Sindusmad Felipe Antoniolli reforçou a importância de fortalecer as parcerias e mostrar aos produtores as possibilidades de negócio e os benefícios do manejo adequado das áreas de reserva legal. “A feira é referência a nível estadual e federalmente e nós atendemos os produtores rurais, os associados do Sindusmad e do Cipem, para demonstrar os benefícios do manejo florestal Sustentável, o material lenhoso da supressão que vai se tornar em biomassa. Acredito que obtivemos êxito em fortalecer também a parceria Sindusmad, Acrinorte e Sindicato Rural, e queremos continuar fomentando cada dia mais. Durante esses dias, muitas pessoas vieram conhecer o estante e viram possibilidades de negócio. O objetivo era mostrar realmente para o produtor rural que pode fazer manejo na sua área de reserva legal e esse objetivo foi alcançado”, afirmou.

O diretor e ex-presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, ressaltou a surpreendente demanda pelo tema biomassa durante a feira. “Nós estávamos divulgando mudas de eucalipto, oferecendo muda e plantio, e todos que hoje demandam biomassa ou que produzem biomassa e cavacos, nos procuraram para conversar. O feedback foi um dos melhores possíveis, e a feira é para isso, para network, feedback de assuntos, é para projeção futura, ainda mais que para plantar uma floresta de eucalipto hoje precisa de planejamento a longo prazo de mínimos 6 anos. A nossa expectativa foi superada em contatos, e em planejamento de implantação de novas florestas para suprir a biomassa, e a demanda futura que a biomassa vai necessitar na questão da produção de biocombustíveis”, informou.

O diretor Diogo Paludo destacou o sucesso da feira e a procura dos produtores rurais em conhecer o trabalho desenvolvido pelo setor de base florestal. “Foi um sucesso, como nunca visto para o setor de base florestal. Tivemos muita procura por informação, para conhecer sobre o processo de biomassa nas terras de desmate. O agricultor que detém as terras, vieram atrás para buscar essa informação, esse conhecimento e foi muito produtivo. Tivemos muitos contatos e com certeza da feira vão sair bons negócios. É muito importante participar das feiras e o Sindusmad fez um estande aberto para todos os associados, para divulgar seu trabalho e quem aproveitou, quem dedicou seu tempo ali, com certeza irá colher bons frutos dessa feira”, garantiu.

Quanto ao Manejo Florestal, Diogo Paludo explicou que o estande também oportunizou o interesse dos visitantes da feira sobre o assunto. “A máquina exposta chamou muita atenção das pessoas. Fizemos bons contatos, para a área do manejo também. Pessoas interessadas em manejar a área, gente procurando sobre crédito de carbono também, querendo entender. Foi uma feira espetacular, sem sombra de dúvida, acredito que uma das melhores que o sindicato já participou”, ressaltou.

Para o empresário associado Rômulo Araújo Cardoso, da empresa 2D Madeiras, reforçou a importância da participação da feira. “Foi muito importante ter o estande do Sindusmad, pois gerou muito networking entre os produtores da biomassa, madeireiros e os produtores rurais. Foi uma oportunidade para os produtores aprenderem sobre a importância do maneiro florestal sustentável, necessário para o equilíbrio ecológico, na qual mantém a floresta em pé. Além disso, foi um marco para que as pessoas pudessem saber um pouco mais sobre a produção da biomassa. O Sindusmad, como um sindicato patronal, está fortalecendo esse setor com os órgãos ambientais e representativos, como o Cipem, e fomentando muito essa cadeia produtiva de forma sustentável e responsável”, concluiu.

A participação do Sindusmad na quinta edição da Norte Show foi marcante e positiva, evidenciando o avanço e a relevância do Manejo Florestal Sustentável e da produção de biomassa no cenário agrícola e florestal brasileiro. A feira reafirmou o compromisso do sindicato em promover práticas sustentáveis, estabelecer parcerias e impulsionar o crescimento responsável do setor.