Diretoria do Sindusmad delibera sobre diversos assuntos importantes para o setor

Publicado em: 18 de Abril de 2024

A diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso – Sindusmad, esteve reunida na quarta-feira (17) para deliberar sobre diversos assuntos colocados em pauta na 03ª reunião ordinária. Dentre as diversas ações que o sindicato realiza, em março foram registradas 51 ações, e em abril, foram contabilizadas até o momento 40 ações. O próximo encontro de diretores será em assembleia geral, agendada para o dia 11 de maio.

Para o vice-presidente Marcelo Ghiraldi, o Sindusmad demonstra protagonismo frente as ações do setor de base florestal. “O sindicato é muito atuante e sempre tem muitas pautas a serem discutidas. Eu destaco a nossa participação na Norte Show, pois é uma vitrine para o Brasil e até mesmo internacional. O setor de base florestal também está evoluindo, buscando tecnologias para entrar no mercado cada vez com mais força, com produtos novos e se desenvolvendo para ficar cada vez mais atualizados. Tenho certeza que com a força do sindicato e também dos outros sindicatos da região do estado de Mato Grosso, que engloba o Cipem, essa luta vai ter êxito logo, num espaço curto de tempo”, afirmou.

A diretora Gabriela Paludo, presidente do Conselho de Relações Trabalhistas, explicou como o sindicato está se organizando para a Convenção Coletiva de Trabalho, este ano. “No ano passado, a Convenção foi fechada com ano base de 2023-2025. As cláusulas desse ano não serão negociadas, somente a questão dos reajustes salariais e dos pisos”, explicou.

O presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, reforçou mais uma vez, para os diretores participarem da Norte Show. “Reforçamos realmente o convite tanto para o produtor rural quanto para o associado, para o industrial do setor de base florestal a comparecer na Norte Show para fortalecer essa parceria com o Sindusmad, Acrinorte, Sindicato Rural e mostrar para os participantes todos os benefícios da prática legal do manejo florestal sustentável e da supressão que pode transformar o material lenhoso em biomassa. São muitos benefícios que o setor de base florestal pode proporcionar ao produtor rural”, informou.

O presidente expressou o compromisso em parceria com o Cipem, em promover o manejo florestal sustentável em feiras nacionais e internacionais. Também foram apresentados novos cursos técnicos, em resposta às demandas dos associados, demonstrando o comprometimento com o desenvolvimento profissional da indústria. “Um dos grandes objetivos dessa diretoria do Sindusmad e da nova diretoria do Cipem é levar para as feiras nacionais e internacionais o real benefício da prática do manejo florestal sustentável. O nosso maior objetivo é levar os produtos e fomentar o uso da madeira nativa e o manejo florestal sustentável. E com relação aos cursos técnicos do Senai, três novos cursos foram apresentados para a diretoria, atendemos a solicitação dos associados. Um dos cursos é para soldador e mais dois cursos voltados para as laminadoras”, informou.

Na reunião também foi anunciado o lançamento da prática recomendada pela ABNT, uma certificação que vai validar a rastreabilidade e legalidade dos produtos madeireiros, reforçando o compromisso do estado de Mato Grosso com a sustentabilidade e a transparência no setor de base florestal. “A ABNT dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental e será responsável pela certificação que mais uma vez vai validar o produto madeireiro.  O Estado de Mato Grosso, assumiu essa responsabilidade e através do Cipem e da FIEMT conseguiremos uma certificação para validar a rastreabilidade e a legalidade dos produtos oriundos do manejo florestal sustentável”, enfatizou.