Felipe Antoniolli

A madeira sempre fez parte da família Antoniolli, quando o patriarca Ernesto Antoniolli tinha uma serraria no Rio Grande do Sul e ensinou o ofício aos filhos. Em meados dos anos 80, os irmãos saíram do Rio Grande do Sul e, em busca de novas oportunidades abriram serrarias em Ponta Porã no Mato Grosso do Sul e em Sinop. E foi no município sul mato-grossense que Antoninho Antoniolli escolheu morar e constituir sua família, se casando com Miriam Albina Batistel Antoniolli, os quais tiveram dois filhos, Felipe Antoniolli e Vinicius Antoniolli.

Felipe Antoniolli nasceu no dia 07 de abril de 1986. Sua infância foi marcada por muitas memórias no distrito de Sanga Puitã, com presença frequente no chão de fábrica da serraria do seu pai, que sempre o ensinou a buscar as oportunidades através do empreendedorismo. Com apenas 12 anos de idade, o pai comprou uma descascadora de arroz para incentivá-lo a trabalhar e a empreender na comercialização do grão. Foi então que surgiu a FEVIAM, uma homenagem ao nome dos membros da família: Felipe, Vinicius, Antoninho e Miriam. Mas a decisão do pai de vir morar em Sinop deu um novo rumo para o pequeno empresário.

No dia 01 de fevereiro de 2000, Antoninho Antoniolli acompanhado da sua esposa e de seus dois filhos, chegou em Sinop para também trabalhar em serraria, mas a pedido da mãe, os filhos deveriam se dedicar aos estudos.

Felipe Antoniolli após fazer o vestibular para seis cursos diferentes e passando com maestria em cinco, optou pelos cursos de administração e direito, os quais estudou concomitantemente. Entretanto, algo diferente pulsava em seu peito. Após terminar a faculdade de direito, decidiu abrir em sociedade com seu irmão a sua primeira pica-pau, e a FEVIAM Madeiras entrou em funcionamento no dia 10 de agosto de 2008 e em 2009 montaram a segunda, as quais funcionavam 24 horas por dia. Somente em 2011 substituíram as pica-paus por duas serras fitas, e a empresa começou a produzir em grande escala. A decisão de empreender foi incentivada pelo grupo familiar que forneceria matéria-prima para a empresa.

Logo após iniciar os trabalhos na serraria foi convidado a participar da diretoria do Sindusmad e em 2010 ingressou como diretor da instituição. A participação atuante e intrinsecamente interessada em fazer a diferença no setor de base florestal, Felipe se destacou e passou a chamar a atenção dos diretores mais antigos e ex-presidentes do sindicato.

No ano de 2021, recebeu o convite do então presidente Wilson José Volkweis para acompanhá-lo na liderança do sindicato e ocupar o cargo de vice-presidente da instituição. Durante o biênio 2021-2023, Wilson Volkweis preparou seu sucessor e delegando-o diversas demandas para estar à frente em prol do setor.

Atualmente a FEVIAM Agroflorestal fornece madeiras para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Felipe Antoniolli é casado com Lidiane Prado Antoniolli, com quem tem dois filhos, João Felipe Prado Antoniolli com dez anos e Vicente Prado Antoniolli, com cinco anos.